Rosário: Calvet Filho e Irlahi podem ficar fora das eleições de 2024 por contas reprovadas pelo TCE
O prefeito Calvet Filho e a ex-prefeita Irlahi Moraes, correm sérios riscos de não concorrerem às eleições municipais de 2024 para o executivo Rosariense.
Em 2022, o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão decidiu pela desaprovação das contas dá ex-prefeita do município, Irlahi Linhares Moraes, fazendo assim, com que Irlahi não pudesse concorrer às eleições de 2024.
Agora, após ter a desaprovação pelo TCE, o processo de Irlahi segue pra votação na Câmara Municipal de Vereadores, caso seja votado pela reprovação, Irlahi ficará oficialmente Inelegível.
Já no dia 19 de Setembro de 2023, o Procurador de Contas do TCE, Paulo Henrique Araújo dos Reis, deu o parecer pela desaprovação de conta anual do atual prefeito Calvet Filho, do exercício de 2021.
“No que se refere, as alegações de defesa referente o não cumprimento do percentual mínimo de 50% (cinquenta por cento) dos recursos da Complementação VAAT, o Gestor não juntou documentação necessária a sanar a irregularidade. - disse o procurador na decisão.
Tendo em vista irregularidades na prestação de conta de Irlahi e Calvet Filho, Rosário deverá ter 2 candidatos a menos ao executivo, tendo em vista que mais processos devem travar a candidatura de Calvet Filho à reeleição.